Copa do Mundo e interdisciplinaridade

Texto da professora Vandicléia Pinheiro (5ºC).

As atividades propostas foram desenvolvidas propondo um trabalho interdisciplinar, utilizando a edição 20.080 ,do Jornal da Manhã, através da notícia sobre a Copa do Mundo “Sem Neymar no campo, Brasil se reapresenta” (página 16) e da charge “Copa 2018 – vestiário seleção brasileira” (página 02).

Com a intenção de valer-se do acontecimento “Copa do Mundo” e para dar mais sentido a aula, favorecer o desenvolvimento dos conhecimentos e competências curriculares, trabalhamos conteúdos referentes a várias áreas do conhecimento.

Porém para começar, um jogo como aquecimento lúdico para ambientar as atividades. Os alunos montaram seus fantoches de dedo fizeram um esquema de campo de futebol para a disputa das modalidades: futebol de “Sopro” e futebol com “dedoches”

Na Língua Portuguesa os temas trabalhados foram localização de informações apresentadas na notícia, identificação de substantivos próprios no texto, interpretação de charge e produção de texto( historia fictícia).

Na matemática a partir de informações complementares trabalhamos valor posicional dos algarismos, ordens e classes, decomposição de numerais, antecessores e sucessores.

Nas áreas de Geografia e História, foram propostas atividades de identificação e localização no mapa mundi dos países participantes da copa, relacionando aos seus respectivos continentes e o tópico imigração russa no Brasil.

Trabalhamos, enfatizando também o tema transversal Pluralidade Cultural, por meio de infográfico e inferências feitas durante o desenvolvimento de todas as atividades propostas, mostrando que as diferenças devem ser valorizadas e respeitadas, pois agregam valor as relações sociais, procurando, assim instigar uma reflexão para ampliação da visão de mundo do aluno.



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

Escola municipal Antônio Fanchin, realiza apresentações alusivas ao "Dia das Mães"

Vídeoaula de Vamos Ler Geração Digital, com conteúdo sobre biomas brasileiros é tema de aula nas turmas de 5° anos A/B.