Meu lugar no mundo

Autora: professora Ester Barbosa de Lima, 5º ano A

Esta atividade foi proposta aos alunos como uma introdução ao conteúdo:

a) O sujeito e seu lugar no mundo.

Com objetos de conhecimento . "Dinamica populacional" para a ensinagem do conteúdo da disciplina de geografia que tem como objetivo descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive estabelecendo relações entre imigrações e condições de infraestrutura.
"A divisão política administrativa do Brasil". 

Que tem objetivo dentificar as unidades político administrativa da Federação Brasileira (estados), para compreender a formação das cinco regiões da federação.

Diferenças étnicoraciais e etnicoculturais e desigualdade s sociais.

Objetivando identificar diferenças étnico-raciais e étnicoculturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios, observando as condições de saúde educação produção e acesso a bens e serviços entre as diferentes comunidades.

" Para está atividade, procurei instigar a imaginação dos alunos. Convidei para que imaginasse a seguinte questão: 

A escola que vocês estudam receberá um presente. Mas tem um problema , a pessoa que vai presentear a escola mora em outro país e não sabe como fará para que o presente chegue ".

Então questionei os alunos:

a) O que a pessoa que vai presentear precisa sabe para que o presente chegue ao seu destino?

b) quais informações devemos saber para que o endereço seja informado corretamente?

Nessa atividade exploramos oralmente:

O município , CEP , bairro , nome de rua estado , a região, o país continente e mundo.

Solicitei que pensassem nas dificuldade do carteiro ao entregar uma carta ou encomenda sem saber a localização correta.

Na forma de livrinho Os alunos ilustraram e escreveram seus endereços seu lugar no mundo usando suas criatividades e verificamos se estabeleceram relações entre as diferentes escala ( casa , rua, bairro, cidade, estado, país, continente e mundo).

Evidenciando que convivemos em lugares coletivos. A escola, o município, o estado , o país e o mundo , mas que também temos lugares singularidades como o lugar em que fica a nossa casa. A casa localiza - se em uma das escalas de análise do espaço geográfico, que faz parte de um conjunto maior até o mundo.

Portando, todos temos um lugar no mundo .













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

Escola municipal Antônio Fanchin, realiza apresentações alusivas ao "Dia das Mães"

Vídeoaula de Vamos Ler Geração Digital, com conteúdo sobre biomas brasileiros é tema de aula nas turmas de 5° anos A/B.