Interdisciplinaridade através de notícia e previsão do tempo (5ºC)
Texto da Professora Vandicléia Pinheiro (5ºC).
Inicialmente foram entregues os jornais aos alunos para que pudessem, como de costume, explorar as informações nele contidas. As atividades foram desenvolvidas tendo como suporte a notícia “Simepar aponta semana de tempo seco, calor e sol” (p. 9, 24 abr.2018) e da previsão do tempo (p.15, 24.abr. 2018).
O objetivo principal das atividades era utilizar o jornal a fim de trabalhar habilidades nas diferentes áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar e de maneira contextualizada. Normalmente os alunos já possuem alguma ideia sobre meteorologia, sendo assim, as atividades propostas foram iniciadas partindo dos seguintes questionamentos:
· Por que motivo você escolheu esta roupa para vir para a escola hoje?
· Você vem sempre vestido desta maneira? Por quê?
· Como está o tempo hoje?
· Por que é importante saber a previsão do tempo?
Na área de Língua Portuguesa as realizações foram: uso do dicionário (pesquisa da palavra meteorologia), interpretação textual e de imagens. Na Matemática: situações problema e construção de gráficos. Na área de Ciências foram trabalhados os conteúdos: clima e tempo, fenômenos naturais e climatologia de Jaguariaíva; utilizando slides apresentados na lousa digital do laboratório de informática.
Logo após os alunos foram convidados a saírem da sala e irem a um lugar aberto para a realização de uma experiência (direção dos ventos). Usando um material para soprar bolhas pode-se comparar que os ventos podem soprar de diferentes direções dependendo das condições climáticas. Voltando à sala os alunos anotaram as conclusões no caderno.
Finalizando os alunos produziram um texto sobre a importância da previsão do tempo e as mudanças climáticas.
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