Patrimônio, Cidadania e JM

Texto da professora Vandicléia Pinheiro (5ºC).
 
Iniciamos as atividades a partir das notas: “PG terá semana de conscientização” e “Lei quer garantir campanha nas escolas” e da notícia “Dr Magno denuncia vandalismo em prédio público” (Jornal da Manhã, p. 2 – 3, 03 jul. 2018).

Estabelecendo relação entre as notas e a notícia veiculada no jornal, levantamos questões orais referentes ao texto jornalístico, oportunizando uma conversa informal sobre a questão da preservação dos patrimônios públicos e vandalismo: por quê e para quê preservar? Repensando atitudes como: riscar paredes, carteiras, cadeiras...; estragar saboneteiras, papeleiras, lixeiras...; jogar lixo no chão; rabiscar livros, cartazes, etc.

Nesse momento foi apresentado aos alunos um vídeo ressaltando o tema trabalhado. Logo após os alunos pesquisaram no dicionário o termo “vandalismo”.

Seguindo o planejamento, realizamos uma atividade extraclasse para oferecer aos alunos a possibilidade de vivenciar, na prática, os assuntos discutidos em sala de aula, fazendo observações e registros de atos de vandalismo na escola e seus arredores.

Ao retornar a classe, evidenciamos através do Código Penal (Lei nº 2.848/40, art.163) e do Estatuto da Criança e do adolescente (Art. 116), que a depredação do patrimônio público é crime e prevê medidas de restituição, ressarcimento e compensação.

Para complementar os conceitos trabalhados realizamos algumas atividades complementares sobre o tema nos tablets – pcs, através do Programa “Tecnologia Sem Fronteiras/ABC Digital”.

Ainda para que os alunos tivessem uma aprendizagem mais significativa, foi proposto a eles realizarem pequenos reparos nos lugares onde foram registrados atos de vandalismo na escola.

Como um último momento de reflexão os alunos realizaram produção de textos livre sobre o tema, os textos variaram entre: narrativos, quadrinhos, poemas e dissertativos.

Nessas atividades o processo de avaliação dos resultados foi observado na compreensão da concepção de que a conservação do Patrimônio Público é um dever de todos, a capacidade de reflexão sobre a importância e cuidados e a consciência de que quem faz vandalismo destrói o que é de todos.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

Escola municipal Antônio Fanchin, realiza apresentações alusivas ao "Dia das Mães"

Vídeoaula de Vamos Ler Geração Digital, com conteúdo sobre biomas brasileiros é tema de aula nas turmas de 5° anos A/B.