Patrimônio, Cidadania e JM

Texto da professora Vandicléia Pinheiro (5ºC).
 
Iniciamos as atividades a partir das notas: “PG terá semana de conscientização” e “Lei quer garantir campanha nas escolas” e da notícia “Dr Magno denuncia vandalismo em prédio público” (Jornal da Manhã, p. 2 – 3, 03 jul. 2018).

Estabelecendo relação entre as notas e a notícia veiculada no jornal, levantamos questões orais referentes ao texto jornalístico, oportunizando uma conversa informal sobre a questão da preservação dos patrimônios públicos e vandalismo: por quê e para quê preservar? Repensando atitudes como: riscar paredes, carteiras, cadeiras...; estragar saboneteiras, papeleiras, lixeiras...; jogar lixo no chão; rabiscar livros, cartazes, etc.

Nesse momento foi apresentado aos alunos um vídeo ressaltando o tema trabalhado. Logo após os alunos pesquisaram no dicionário o termo “vandalismo”.

Seguindo o planejamento, realizamos uma atividade extraclasse para oferecer aos alunos a possibilidade de vivenciar, na prática, os assuntos discutidos em sala de aula, fazendo observações e registros de atos de vandalismo na escola e seus arredores.

Ao retornar a classe, evidenciamos através do Código Penal (Lei nº 2.848/40, art.163) e do Estatuto da Criança e do adolescente (Art. 116), que a depredação do patrimônio público é crime e prevê medidas de restituição, ressarcimento e compensação.

Para complementar os conceitos trabalhados realizamos algumas atividades complementares sobre o tema nos tablets – pcs, através do Programa “Tecnologia Sem Fronteiras/ABC Digital”.

Ainda para que os alunos tivessem uma aprendizagem mais significativa, foi proposto a eles realizarem pequenos reparos nos lugares onde foram registrados atos de vandalismo na escola.

Como um último momento de reflexão os alunos realizaram produção de textos livre sobre o tema, os textos variaram entre: narrativos, quadrinhos, poemas e dissertativos.

Nessas atividades o processo de avaliação dos resultados foi observado na compreensão da concepção de que a conservação do Patrimônio Público é um dever de todos, a capacidade de reflexão sobre a importância e cuidados e a consciência de que quem faz vandalismo destrói o que é de todos.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

Escola municipal Antônio Fanchin, realiza apresentações alusivas ao "Dia das Mães"