Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

AUTORA
Professora Ester Barbosa de Lima, 5º anos A e B

Para iniciar esta aula, perguntei aos alunos se sabiam o que é encontro vocálico, e deixei que expusessem livremente suas hipóteses.

Perguntei sobre as vogais e expus no quadro algumas palavras que contém encontros vocálicos e desafiei a turma a descobrir o que há em comum entre elas. Em seguida compartilhei o que é encontro vocálico.

Para a dinâmica, preparei figuras impressas com encontros vocálicos. E nas costas de cada aluno colei a figura.

Então com caderno em mãos, os alunos andam pela sala em círculos e escrevem todas as palavras na forma de lista. Assim que todos realizam a dinâmica, cada aluno é chamado ao quadrado, escreve a palavra que está nas costas do colega, destacando com círculo o encontro vocálico e separando as sílabas.

Nesta atividade, expliquei que há três tipos de encontro vocálico, hiato ditongo e tritongo.

Para finalizar, os alunos leram um texto poético, destacando com cores diferentes cada tipo de encontro vocálico.

A professora diz, "esta proposta de trabalho tem como objetivo entender o que é encontro vocálico, conhecer os tipos de encontro vocálico, entender, conhecer, compreender e diferenciar hiato, ditongo e tritongo.















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