Leitura, interpretação e produção textual
Autora: professora Ester Barbosa, 5ºC
A leitura, interpretação e a escrita de textos são práticas importantes para o intelecto e imaginação.
Quando lemos, ocorrem em nosso cérebro ligações, permitindo o desenvolvimento do raciocínio, aguçando o senso crítico pela interpretação. Sendo a interpretação peça "chave" da leitura.
Hoje vivenciamos alunos com dificuldades em leitura, interpretação e produção de texto. Escrever já não é atrativo para os alunos, e nós professores devemos inovar com novas possibilidades para incentivá-los. Tendo essa preocupação, nossa escola criou o projeto "Literatura", tendo como idealizadora a pedagoga Maria Zildineis Ribeiro.
O projeto busca criar situações em nossos alunos de prazer pela leitura. O projeto tem o professor como mediador, sendo ele o responsável por esse processo de ensino aprendizagem em seus alunos.
A missão do projeto é promover momentos de reflexão e estimular a imaginação, criatividade de forma prazerosa e conhecimento de diversos gêneros textuais. Assim como investigar, entender e discutir assuntos que o compõem os livros. Trabalhos realizados no coletivo e o individual nas turmas.
Nessa atividade, realizada pela turma do 5c, os alunos realizaram leitura deleite , após, foi distribuído tiras do livro " A caminho de casa", onde os alunos teriam que descobrir de qual livro foram retiradas as tiras. Ao identificar o livro, a criança que estava com o livro realizou a leitura para turma.
Então, a professora propôs aos grupos que realizassem narrativas, utilizando essas tiras em seus textos. Essas produções foram escritas em papel Kraft, " Um trabalho rico e prazeroso, onde cada grupo realizou sua apresentação para turma".
Parabéns pela iniciativa, dinâmica e criatividade.
ResponderExcluir