Pequenas Colheres, Grandes Viagens

Autora: professora Ester Barbosa de Lima, 5ºC

No dia de hoje estivemos com os alunos do quinto realizando visita ao museu Conde Francisco Matarazzo, onde está acontecendo a exposição entitulada "Pequenas colheres grandes viagens" de Luísa Cristina dos Santos Fontes.

Luísa Cristina é professora aposentada da Uepg, onde ministrou aulas de literatura por 25 anos e autora de vários livros. Luísa Cristina sempre gostou de viagens e, nessas viagens encantou-se por pequenas colheres. Ela conta que tem atualmente 250 colheres (da China, á Patagônia, dos Beatles ao casamento do Príncipe William...)

Luísa Cristina conta que, uma vez num Flohmarkt( mercado de pulgas) em Müsachen( Alemanha) um vendedor percebendo seu encanto ofereceu- lhe uma coleção inteira de colherzinhas do mundo todo por um preço razoável. Porém ela recusou e comprou apenas uma delas e explicou ao vendedor que, em seu entender, colecionar é processo. 

Não faz sentido comprar uma coleção pronta, com a organização, o procedimento de outrem. O colecionador não deve almejar a facilitação. Ela diz " cada colher tem sua história, a sua geografia o poder de suscitar e ressuscitar uma experiência vivida".

A exposição está aberta a comunidade em geral, e todos os alunos são levados até o museu com ônibus cedido pela prefeitura municipal.

Amamos a exposição, ficaram encantados com historiadora contando sobre cada detalhe das colheres e observando as bandeiras dos países de origem.













































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

Escola municipal Antônio Fanchin, realiza apresentações alusivas ao "Dia das Mães"

Vídeoaula de Vamos Ler Geração Digital, com conteúdo sobre biomas brasileiros é tema de aula nas turmas de 5° anos A/B.