Pequenas Colheres, Grandes Viagens

Autora: professora Ester Barbosa de Lima, 5ºC

No dia de hoje estivemos com os alunos do quinto realizando visita ao museu Conde Francisco Matarazzo, onde está acontecendo a exposição entitulada "Pequenas colheres grandes viagens" de Luísa Cristina dos Santos Fontes.

Luísa Cristina é professora aposentada da Uepg, onde ministrou aulas de literatura por 25 anos e autora de vários livros. Luísa Cristina sempre gostou de viagens e, nessas viagens encantou-se por pequenas colheres. Ela conta que tem atualmente 250 colheres (da China, á Patagônia, dos Beatles ao casamento do Príncipe William...)

Luísa Cristina conta que, uma vez num Flohmarkt( mercado de pulgas) em Müsachen( Alemanha) um vendedor percebendo seu encanto ofereceu- lhe uma coleção inteira de colherzinhas do mundo todo por um preço razoável. Porém ela recusou e comprou apenas uma delas e explicou ao vendedor que, em seu entender, colecionar é processo. 

Não faz sentido comprar uma coleção pronta, com a organização, o procedimento de outrem. O colecionador não deve almejar a facilitação. Ela diz " cada colher tem sua história, a sua geografia o poder de suscitar e ressuscitar uma experiência vivida".

A exposição está aberta a comunidade em geral, e todos os alunos são levados até o museu com ônibus cedido pela prefeitura municipal.

Amamos a exposição, ficaram encantados com historiadora contando sobre cada detalhe das colheres e observando as bandeiras dos países de origem.













































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

Escola municipal Antônio Fanchin, realiza apresentações alusivas ao "Dia das Mães"

Antirracismo e produção de jornal com Carolina Maria de Jesus