Semana da Páscoa

Autora: professora Vandicleia Pinheiro, 5ºB

Abordando a notícia “Crescimento de encomenda anima supermercados em PG”, integramos a partir dela atividades interdisciplinares nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Artes, estabelecendo uma relação entre os saberes e os valores que a data transmite.

Na disciplina de Língua Portuguesa através da exploração da notícia, foi possível coletar os conhecimentos prévios que os alunos possuíam a respeito da páscoa; após todas as considerações sobre os aspectos significativos e comerciais que envolvem a data, realizamos a interpretação escrita onde os alunos identificaram com cores diferentes as partes estruturais da notícia e questões que abordavam o consumismo e as técnicas e estratégias de marketing para atrair o consumidor. 

Nesse mesmo dia levaram para casa uma pesquisa para ser feita com a família sobre como comemoram a páscoa e o significado da data, para então fazer a montagem de painel com os trabalhos.

Em matemática, os alunos puderam a partir de dados de pesquisa de preços de ovos de páscoa, feita previamente no supermercado do bairro, realizar atividades de  comparação de preços, construção e análise de tabela e gráfico, situações- problema e arredondamentos e implicitamente a compreensão  do aspecto comercial da páscoa.

Em história, através da apresentação de vídeo sobre a história da Páscoa e texto informativo acerca da origem dos ovos de chocolate, os alunos fizeram a interpretação oral e escrita para aprofundar e verificar os conceitos abordados.

Após apresentação de matéria jornalística sobre a tradição de pintar ovos para comemorar a páscoa, por meio da arte, da expressão individual e da criatividade, os alunos fizeram pinturas e decorações em ovos. Depois de decorados as cascas dos ovos foram preenchidas com docinhos e os alunos trocaram entre si os trabalhos artesanais com palavras e dicas de carinho fazendo menção a Páscoa como união, partilha, amizade, solidariedade...

Concluímos as atividades da semana da páscoa com produções textuais, onde os alunos puderam expor suas ideias sobre a Páscoa relatando o que essa data representa.

Durante o desenvolvimento das atividades pode-se perceber o envolvimento dos alunos no sentido de compreender o real motivo da comemoração, pensarem sobre suas escolhas e valorizarem os sentimentos e pessoas com quem convivem.

Ao final, a data foi comemorada com toda a escola através de apresentações das turmas. 

































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escola municipal Antônio Fanchin, realiza apresentações alusivas ao "Dia das Mães"

Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

Vídeoaula de Vamos Ler Geração Digital, com conteúdo sobre biomas brasileiros é tema de aula nas turmas de 5° anos A/B.