Reflexão histórica

Autora: professora Vandicléia Pinheiro, 5ºB

Dentro de uma perspectiva interdisciplinar trabalhamos a notícia “Município estabelece parceria com o exército para restaurar locomotiva” abordando assuntos das áreas de Língua Portuguesa, História e Artes.

No primeiro momento, foi solicitada a leitura e análise da notícia, sendo proposta aos alunos uma discussão sobre o tema, depois de todas as considerações, os alunos realizaram a interpretação escrita localizando informações no texto. Usando o dicionário os alunos puderam desenvolver a habilidade de identificar o sentido do termo ou expressão utilizada na notícia, selecionando aquela que pode substituir uma palavra no contexto em que se insere.

Como reflexão histórica, estudamos a importância das estradas de ferro e das máquinas a vapor na expansão cafeeira do Segundo Império, assim como a relevância histórica na identidade cultural dos lugares.

Dando continuidade ao tema abordado e visando relacionar o tema proposto ao contexto histórico do município, foi realizada no dia 06/05 a visita ao Museu Ferroviário denominado “Estação Cidadã Durvalino de Azevedo”. Durante a visita, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da história da estrada de ferro e da estação ferroviária de Jaguariaíva; sendo guiados pela historiadora Plicila de Brito, pudemos conhecer também o acervo do museu. A aluna Gabrieli da Silva Boachack realizou uma entrevista com a historiadora retratando a importância da ferrovia e da estrada de ferro como ponto de referência histórica e cultural para a comunidade. A aluna Isabelli Tisque registrou, através de foto, o grupo na antiga plataforma de embarque da Estação Ferroviária de Jaguariaíva.

Muitos desconhecem que a Estação Ferroviária de Jaguariaíva, juntamente com o antigo Frigorífico Matarazzo foi registrada em tela, através do quadro “A gare”, pintado pela famosa artista brasileira Tarsila do Amaral, em 1925.  Depois de reconhecerem o lugar retratado na pintura, da análise e apreciação dessa obra os alunos fizeram a releitura do quadro através de esculturas com sólidos geométricos planificados.

Ainda na Língua Portuguesa, após apresentação de vídeo sobre Tarsila do Amaral, os alunos produziram um texto biográfico sobre a artista.

É essencial incentivar nas futuras gerações o aprendizado e principalmente vínculos de identidade e pertencimento dos espaços; desenvolvendo desse modo a responsabilidade na proteção e manutenção do patrimônio seja ele público, histórico, arquitetônico, cultural, natural, etc; esse foi o conceito que procurou-se desenvolver com os alunos através das atividades realizadas.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

Escola municipal Antônio Fanchin, realiza apresentações alusivas ao "Dia das Mães"