Dia nacional da cidadania - 05/10/19

Autora: professora Ester Barbosa de Lima, 5º ano C

Bom cidadãos realizam ações para melhorar a vida e a sociedade.

A cidadania pode ser definida como conjunto de direitos e deveres exercidas por um indivíduo que vive em sociedade.

Por se tratar dessa data, aproveitei para trabalhar o tema com os alunos do 5°c. Desenvolvendo atividades com sistema interativo proposta pela Sem Fronteiras.

As atividades desenvolvidas possuem jogos tecnológicos com pegada pedagógicas, ligadas ao lúdico e conteúdos de: leituras, interpretação, memorização, soluções, desafios, identificação, soluções de situações problemas.

O tema cidadania é muito importante, tanto que está no foco da BNCC .

"Agir pessoal e coletivamente com a autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos inclusimos,  sustentáveis e solidários.

A criança precisam ser desenvolvidas a consciência de que eles podem ser agentes transformadores na construção de uma sociedade mais democrática e justa. Necessitam ter consciência sobre o impacto que suas decisões tem nos grupos e na sociedade, responsabilizado-se por suas ações.

Necessitam saber refletir sobre situações concretas em que gatilhos emocionais, frustrações das pessoas e ações das pessoas impactam nas demais e no contexto.

 Devem vivenciar e identificar valores importantes para si e para o coletivo, considerar seus valores em situações novas, ponderar sobre o que é certo a se fazer antes de agir e agir com essa reflexão".



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

Escola municipal Antônio Fanchin, realiza apresentações alusivas ao "Dia das Mães"

Vídeoaula de Vamos Ler Geração Digital, com conteúdo sobre biomas brasileiros é tema de aula nas turmas de 5° anos A/B.