Meu lugar no mundo
Autora: professora Ester Barbosa de Lima, 5º ano A
Esta atividade foi proposta aos alunos como uma introdução ao conteúdo:
a) O sujeito e seu lugar no mundo.
Com objetos de conhecimento . "Dinamica populacional" para a ensinagem do conteúdo da disciplina de geografia que tem como objetivo descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive estabelecendo relações entre imigrações e condições de infraestrutura.
"A divisão política administrativa do Brasil".
Que tem objetivo dentificar as unidades político administrativa da Federação Brasileira (estados), para compreender a formação das cinco regiões da federação.
Diferenças étnicoraciais e etnicoculturais e desigualdade s sociais.
Objetivando identificar diferenças étnico-raciais e étnicoculturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios, observando as condições de saúde educação produção e acesso a bens e serviços entre as diferentes comunidades.
" Para está atividade, procurei instigar a imaginação dos alunos. Convidei para que imaginasse a seguinte questão:
A escola que vocês estudam receberá um presente. Mas tem um problema , a pessoa que vai presentear a escola mora em outro país e não sabe como fará para que o presente chegue ".
Então questionei os alunos:
a) O que a pessoa que vai presentear precisa sabe para que o presente chegue ao seu destino?
b) quais informações devemos saber para que o endereço seja informado corretamente?
Nessa atividade exploramos oralmente:
O município , CEP , bairro , nome de rua estado , a região, o país continente e mundo.
Solicitei que pensassem nas dificuldade do carteiro ao entregar uma carta ou encomenda sem saber a localização correta.
Na forma de livrinho Os alunos ilustraram e escreveram seus endereços seu lugar no mundo usando suas criatividades e verificamos se estabeleceram relações entre as diferentes escala ( casa , rua, bairro, cidade, estado, país, continente e mundo).
Evidenciando que convivemos em lugares coletivos. A escola, o município, o estado , o país e o mundo , mas que também temos lugares singularidades como o lugar em que fica a nossa casa. A casa localiza - se em uma das escalas de análise do espaço geográfico, que faz parte de um conjunto maior até o mundo.
Portando, todos temos um lugar no mundo .
Comentários
Postar um comentário