A “CARA” DO JORNAL

AUTORA
Professora Vandicléia Pinheiro, 5º ano A

atividade foi desenvolvida com a finalidade de analisar a primeira página e a estrutura do jornal. Para fundamentar o trabalho e percepção do nível de conhecimento dos alunos sobre o assunto a atividade foi introduzida com alguns questionamentos sobre o que é um jornal, qual a sua função, a capa do jornal como meio para atrair o interesse do leitor pelo conteúdo. Logo após os alunos assistiram um vídeo sobre “Como é feito o jornal”.
Através do link encaminhado os alunos puderam explorar livremente as páginas do Jornal da Manhã. Depois de explorado o jornal, os alunos organizaram, com auxílio da professora, um infográfico da capa do Jornal da Manhã, identificando elementos como: cabeçalho, manchete, chamada, imagens, legenda, notícias extras, relacionando a seus conceitos.

Na segunda atividade, após esclarecer aos alunos que o jornal é organizado em partes chamadas cadernos, sessões ou editorias, cada um deles abordando um assunto e que os nomes dos cadernos variam de um jornal para o outro, foi solicitado aos alunos que fizessem a correspondência de cada caderno do Jornal da Manhã ao que ele informa, pintando com as cores indicadas.

Na sequência os alunos produziram texto emitindo opinião sobre o a importância do jornal como meio de comunicação com base no texto a seguir: “O jornal impresso ou digital é um importante meio de comunicação, além de informar sobre os fatos, desenvolver o senso crítico e o hábito da leitura, favorece a ampliação do vocabulário, desenvolvendo a ortografia, à medida que proporciona a visualização da palavra escrita”.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

Escola municipal Antônio Fanchin, realiza apresentações alusivas ao "Dia das Mães"