A “CARA” DO JORNAL

AUTORA
Professora Vandicléia Pinheiro, 5º ano A

atividade foi desenvolvida com a finalidade de analisar a primeira página e a estrutura do jornal. Para fundamentar o trabalho e percepção do nível de conhecimento dos alunos sobre o assunto a atividade foi introduzida com alguns questionamentos sobre o que é um jornal, qual a sua função, a capa do jornal como meio para atrair o interesse do leitor pelo conteúdo. Logo após os alunos assistiram um vídeo sobre “Como é feito o jornal”.
Através do link encaminhado os alunos puderam explorar livremente as páginas do Jornal da Manhã. Depois de explorado o jornal, os alunos organizaram, com auxílio da professora, um infográfico da capa do Jornal da Manhã, identificando elementos como: cabeçalho, manchete, chamada, imagens, legenda, notícias extras, relacionando a seus conceitos.

Na segunda atividade, após esclarecer aos alunos que o jornal é organizado em partes chamadas cadernos, sessões ou editorias, cada um deles abordando um assunto e que os nomes dos cadernos variam de um jornal para o outro, foi solicitado aos alunos que fizessem a correspondência de cada caderno do Jornal da Manhã ao que ele informa, pintando com as cores indicadas.

Na sequência os alunos produziram texto emitindo opinião sobre o a importância do jornal como meio de comunicação com base no texto a seguir: “O jornal impresso ou digital é um importante meio de comunicação, além de informar sobre os fatos, desenvolver o senso crítico e o hábito da leitura, favorece a ampliação do vocabulário, desenvolvendo a ortografia, à medida que proporciona a visualização da palavra escrita”.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

Escola municipal Antônio Fanchin, realiza apresentações alusivas ao "Dia das Mães"

Vídeoaula de Vamos Ler Geração Digital, com conteúdo sobre biomas brasileiros é tema de aula nas turmas de 5° anos A/B.