ESTUDANDO O GÊNERO REPORTAGEM
AUTORA
Professora Sidnei de Fátima Ribeiro, 5° Ano B
Na aula do dia 17 de maio, os alunos do 5° Ano B, realizaram uma atividade para dar início ao estudo de textos característicos do jornal. Aproveitando que o conteúdo também estava presente no livro didático da turma, iniciamos com o gênero reportagem, identificando suas características, diferenciando da notícia, e analisando alguns dados importantes e comuns aos demais textos, tais como: título, autores, data de publicação e veículo em que foi publicado.
Considerei importante o fato de, tanto pais como alunos, poderem perceber que o projeto Vamos Ler, não é algo estanque, dissociado do conteúdo da turma, e sim um complemento, enriquecendo e ilustrando o conteúdo que já estava nas metas e objetivos da turma e também proposto pelo livro do aluno. A aula foi muito rica pois os alunos tiveram a oportunidade de comparar as informações e exemplos apresentados pelo livro didático, com o jornal que tinham em mãos. A atividade proposta foi escolher uma reportagem do Jornal da Manhã e identificar nela as características estudadas no livro didático, o resultado foi uma aula rica, prazerosa e de fácil compreensão.
Na aula do dia 17 de maio, os alunos do 5° Ano B, realizaram uma atividade para dar início ao estudo de textos característicos do jornal. Aproveitando que o conteúdo também estava presente no livro didático da turma, iniciamos com o gênero reportagem, identificando suas características, diferenciando da notícia, e analisando alguns dados importantes e comuns aos demais textos, tais como: título, autores, data de publicação e veículo em que foi publicado.
Considerei importante o fato de, tanto pais como alunos, poderem perceber que o projeto Vamos Ler, não é algo estanque, dissociado do conteúdo da turma, e sim um complemento, enriquecendo e ilustrando o conteúdo que já estava nas metas e objetivos da turma e também proposto pelo livro do aluno. A aula foi muito rica pois os alunos tiveram a oportunidade de comparar as informações e exemplos apresentados pelo livro didático, com o jornal que tinham em mãos. A atividade proposta foi escolher uma reportagem do Jornal da Manhã e identificar nela as características estudadas no livro didático, o resultado foi uma aula rica, prazerosa e de fácil compreensão.
Comentários
Postar um comentário