Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola
AUTORA
Professora Vandicléia Pinheiro, 5º ano A
Com o objetivo de desenvolver nos alunos a consciência de seus deveres, bem como a cultura e os meios de exercer plenamente seus direitos de cidadania, trabalhamos com o projeto “Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola”.
Como ponto de partida os alunos foram questionados a argumentar sobre o significado da palavra cidadania, depois de desenvolvido um conceito sobre o termo, foi solicitado que citassem outras palavras ou expressões relacionadas. Com as palavras mencionadas pelos alunos, foi construído no quadro um mapa mental, contextualizando o tema.
Após os alunos realizaram a leitura da “Cartilha da Cidadania”, que traz conteúdos em formato de HQ, numa linguagem direcionada a faixa etária dos alunos, com atividades propostas para trabalhar o tema.
Integrando o assunto abordado, foram utilizados, também os vídeos publicados na vídeoaula “Vereador: conheça as funções, como são eleitos e o que vamos cobrar deste representante do povo” do Programa Vamos Ler- Geração Digital. Tendo sido muito útil, pois praticamente todos os alunos não tinham conhecimento sobre as funções dos vereadores.
Na sequência os alunos criaram cartazes ilustrados contendo mensagens sobre o tema.
Foi proposto para a conclusão das atividades a produção de textos onde os alunos desenvolveram questões sobre direitos e deveres, ética, responsabilidade social, enfim questões que abrangem a essência o e significado de cidadania.
Professora Vandicléia Pinheiro, 5º ano A
Com o objetivo de desenvolver nos alunos a consciência de seus deveres, bem como a cultura e os meios de exercer plenamente seus direitos de cidadania, trabalhamos com o projeto “Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola”.
Como ponto de partida os alunos foram questionados a argumentar sobre o significado da palavra cidadania, depois de desenvolvido um conceito sobre o termo, foi solicitado que citassem outras palavras ou expressões relacionadas. Com as palavras mencionadas pelos alunos, foi construído no quadro um mapa mental, contextualizando o tema.
Após os alunos realizaram a leitura da “Cartilha da Cidadania”, que traz conteúdos em formato de HQ, numa linguagem direcionada a faixa etária dos alunos, com atividades propostas para trabalhar o tema.
Integrando o assunto abordado, foram utilizados, também os vídeos publicados na vídeoaula “Vereador: conheça as funções, como são eleitos e o que vamos cobrar deste representante do povo” do Programa Vamos Ler- Geração Digital. Tendo sido muito útil, pois praticamente todos os alunos não tinham conhecimento sobre as funções dos vereadores.
Na sequência os alunos criaram cartazes ilustrados contendo mensagens sobre o tema.
Foi proposto para a conclusão das atividades a produção de textos onde os alunos desenvolveram questões sobre direitos e deveres, ética, responsabilidade social, enfim questões que abrangem a essência o e significado de cidadania.
Comentários
Postar um comentário