Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola

AUTORA
Professora Vandicléia Pinheiro, 5º ano A

Com o objetivo de desenvolver nos alunos a consciência de seus deveres, bem como a cultura e os meios de exercer plenamente seus direitos de cidadania, trabalhamos com o projeto “Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola”.

Como ponto de partida os alunos foram questionados a argumentar sobre o significado da palavra cidadania, depois de desenvolvido um conceito sobre o termo, foi solicitado que citassem outras palavras ou expressões relacionadas. Com as palavras mencionadas pelos alunos, foi construído no quadro um mapa mental, contextualizando o tema.

Após os alunos realizaram a leitura da “Cartilha da Cidadania”, que traz conteúdos em formato de HQ, numa linguagem direcionada a faixa etária dos alunos, com atividades propostas para trabalhar o tema.

Integrando o assunto abordado, foram utilizados, também os vídeos publicados na vídeoaula “Vereador: conheça as funções, como são eleitos e o que vamos cobrar deste representante do povo” do Programa Vamos Ler- Geração Digital. Tendo sido muito útil, pois praticamente todos os alunos não tinham conhecimento sobre as funções dos vereadores.

Na sequência os alunos criaram cartazes ilustrados contendo mensagens sobre o tema.

Foi proposto para a conclusão das atividades a produção de textos onde os alunos desenvolveram questões sobre direitos e deveres, ética, responsabilidade social, enfim questões que abrangem a essência o e significado de cidadania.




























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

Escola municipal Antônio Fanchin, realiza apresentações alusivas ao "Dia das Mães"

Vídeoaula de Vamos Ler Geração Digital, com conteúdo sobre biomas brasileiros é tema de aula nas turmas de 5° anos A/B.