O lugar onde eu vivo...
AUTORA
Professora Ester Barbosa de Lima, 5º anos A e B
Os alunos do quinto ano a/b, estão estudando " O Brasil no mundo", no ensino de geografia.
Com objetivos de, desenvolver nos educandos possibilidades de, partir de tudo que nos cerca, compreender também nosso próprio mundo, reconhecendo-se como sujeito integrante do espaço vivido, percebendo semelhanças e diferenças entre os diferentes lugares de vivência.
Os estudos contemporâneos, trazem como tese principal o fato de que as crianças participam coletivamente na sociedade e são dela sujeitos ativos e não meramente passivos. Trazendo uma proposta de estudar a infância por si própria, rompendo com o adultocentrismo, entendendo a criança como um ser social e histórico, produtora de Cultura.
Por fim entenderão a respeito das dimensões dos lugares em que eles estão inseridos, sempre em um espaço cada vez maior: a rua no bairro, o bairro na cidade, a cidade no estado, o estado do país, o país no continente e este no planeta Terra.
Iniciamos a aula com a leitura da letra de música"Ora Bolas". Realizamos leituras oral, coletiva e em forma de jogral. Assistimos ao vídeo com a dupla"Palavra Cantada", interpretando a canção. No livro didático, os alunos realizaram a interpretação descritiva do poema.
Para o aluno entender melhor o seu lugar em que ocupa no mundo,
a professora iniciou falando sobre a respeito da palavra lugar que é um espaço onde ocupamos, e que devemos compreender o espaço como afetivo ou familiar por exemplo: como a rua que você mora, uma praça que você frequenta muito e a sua própria casa.
Para entendermos melhor o lugar que ocupamos no mundo assistimos o vídeo que conta sobre "A casa de Arthur".
Em seguida, a professora realizou questionamentos para serem refletidas, como:
Nome da sua rua?
Nome da cidade, alguns parques e municípios vizinhos.
Nome do nosso Estado e os estados que compõem a região sul.
Localização do nosso Estado, no mapa do Brasil.
Nome do distrito federal e sua localização no mapa do Brasil.
Local onde o aluno nasceu.
Localizar o Brasil no mapa mundi.
Após os questionamentos, os alunos desenvolveram em sala, trabalhos por meio do lúdico, os conceitos de lugares.
Professora Ester Barbosa de Lima, 5º anos A e B
Os alunos do quinto ano a/b, estão estudando " O Brasil no mundo", no ensino de geografia.
Com objetivos de, desenvolver nos educandos possibilidades de, partir de tudo que nos cerca, compreender também nosso próprio mundo, reconhecendo-se como sujeito integrante do espaço vivido, percebendo semelhanças e diferenças entre os diferentes lugares de vivência.
Os estudos contemporâneos, trazem como tese principal o fato de que as crianças participam coletivamente na sociedade e são dela sujeitos ativos e não meramente passivos. Trazendo uma proposta de estudar a infância por si própria, rompendo com o adultocentrismo, entendendo a criança como um ser social e histórico, produtora de Cultura.
Por fim entenderão a respeito das dimensões dos lugares em que eles estão inseridos, sempre em um espaço cada vez maior: a rua no bairro, o bairro na cidade, a cidade no estado, o estado do país, o país no continente e este no planeta Terra.
Iniciamos a aula com a leitura da letra de música"Ora Bolas". Realizamos leituras oral, coletiva e em forma de jogral. Assistimos ao vídeo com a dupla"Palavra Cantada", interpretando a canção. No livro didático, os alunos realizaram a interpretação descritiva do poema.
Para o aluno entender melhor o seu lugar em que ocupa no mundo,
a professora iniciou falando sobre a respeito da palavra lugar que é um espaço onde ocupamos, e que devemos compreender o espaço como afetivo ou familiar por exemplo: como a rua que você mora, uma praça que você frequenta muito e a sua própria casa.
Para entendermos melhor o lugar que ocupamos no mundo assistimos o vídeo que conta sobre "A casa de Arthur".
Em seguida, a professora realizou questionamentos para serem refletidas, como:
Nome da sua rua?
Nome da cidade, alguns parques e municípios vizinhos.
Nome do nosso Estado e os estados que compõem a região sul.
Localização do nosso Estado, no mapa do Brasil.
Nome do distrito federal e sua localização no mapa do Brasil.
Local onde o aluno nasceu.
Localizar o Brasil no mapa mundi.
Após os questionamentos, os alunos desenvolveram em sala, trabalhos por meio do lúdico, os conceitos de lugares.
Comentários
Postar um comentário