O lugar onde eu vivo...

AUTORA
Professora Ester Barbosa de Lima, 5º anos A e B

Os alunos do quinto ano a/b, estão estudando " O Brasil no mundo", no ensino de geografia.

Com objetivos de, desenvolver nos educandos possibilidades de, partir de tudo que nos cerca, compreender também nosso próprio mundo, reconhecendo-se como sujeito integrante do espaço vivido, percebendo semelhanças e diferenças entre os diferentes lugares de vivência.

Os estudos contemporâneos, trazem como tese principal o fato de que as crianças participam coletivamente na sociedade e são dela sujeitos ativos e não meramente passivos. Trazendo uma proposta de estudar a infância por si própria, rompendo com o adultocentrismo, entendendo a criança como um ser social e histórico, produtora de Cultura.

Por fim entenderão a respeito das dimensões dos lugares em que eles estão inseridos, sempre em um espaço cada vez maior: a rua no bairro, o bairro na cidade, a cidade no estado, o estado do país, o país no continente e este no planeta Terra.

Iniciamos a aula com a leitura da letra de música"Ora Bolas". Realizamos leituras oral, coletiva e em forma de jogral. Assistimos ao vídeo com a dupla"Palavra Cantada", interpretando a canção. No livro didático, os alunos realizaram a interpretação descritiva do poema.

Para o aluno entender melhor o seu lugar em que ocupa no mundo,

a professora iniciou falando sobre a respeito da palavra lugar que é um espaço onde ocupamos, e que devemos compreender o espaço como afetivo ou familiar por exemplo: como a rua que você mora, uma praça que você frequenta muito e a sua própria casa.

Para entendermos melhor o lugar que ocupamos no mundo assistimos o vídeo que conta sobre "A casa de Arthur".

Em seguida, a professora realizou questionamentos para serem refletidas, como:

Nome da sua rua?

Nome da cidade, alguns parques e municípios vizinhos.

Nome do nosso Estado e os estados que compõem a região sul.

Localização do nosso Estado, no mapa do Brasil.

Nome do distrito federal e sua localização no mapa do Brasil.

Local onde o aluno nasceu.

Localizar o Brasil no mapa mundi.

Após os questionamentos, os alunos desenvolveram em sala, trabalhos por meio do lúdico, os conceitos de lugares.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

Escola municipal Antônio Fanchin, realiza apresentações alusivas ao "Dia das Mães"

Terra Planeta Água