As riquezas do Folclóre nacional

AUTORA
Professora Ester Barbosa de Lima, quintos anos A e B

De acordo com apostila sistema Gênese, estudaremos neste bimestre as raízes da nossa terra, o folclore do nosso país. Conheceremos alguns contos, fábulas, receitas, artesanatos, jogos... Enfim tudo que faz parte da nossa cultura.

Para dar introdução a este capítulo, fizemos uso do vídeo aula " Vamos ler- Geração Digital,"com tema " conheça a riqueza do folclore brasileiro".

O apresentador inicia falando sobre o conceito de folclore a sua influência e diversidade cultural. Em seguida, realeza explicações sobre o histórico do folclore e suas correntes artísticas e literárias.

Vimos também neste vídeo que o folclore é parte integrante da cultura de um povo e, por isso, é considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial, sendo imprescindível a realização de esforços para sua preservação.

A professora relata " realizamos a leitura do texto que abre o capítulo 1 da apostila " Mistura do mitos, um encontro fantástico".

"Realizei leituras com entonação para despertar a curiosidade dos alunos e a compreensão oral do texto".

Em sala, os alunos realizaram atividades de construção de legendas, onde grifaram as falas dos personagens com cores diferentes e exploração oral, descritivos e na forma de desenhos das criaturas fantásticas que fazem parte das lendas de cada região do nosso país.

Além das atividades citadas, realizaram atividades de pesquisas sobre as características dos personagens fantásticos.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

Escola municipal Antônio Fanchin, realiza apresentações alusivas ao "Dia das Mães"

Vídeoaula de Vamos Ler Geração Digital, com conteúdo sobre biomas brasileiros é tema de aula nas turmas de 5° anos A/B.