Emoções e sentimentos no aprendizado
AUTORA
Professora Ester Barbosa de Lima, quintos anos A e B
Para esse tema, contamos com a videoaula do Projeto Geração Digital, que abordou os impactos das emoções no aprendizado.
A videoula contou com a participação da terapeuta Maria Angelica, que abordou questões como as emoções podem impactar nosso aprendizado na escola e algumas das dificuldades no ambiente escolar. Destacou ainda sobre a relação entre emoção/aprendizado, que não é somente reter conteúdo. A regulação emocional envolve desenvolver competências emocionais que nos ajudam na superação de desafios. Identificar e expressar sentimentos durante a infância é um processo fundamental no amadurecimento emocional das crianças. Pensando em proporcionar experiências positivas nesses momentos, O Boticário trouxe para as turmas de 5º ano o projeto sobre emoções.
Relata a professora: "realizar esse projeto é uma forma de explorar nossas emoções, é mais uma forma de explorar os sentimentos".
Reconhecer as próprias emoções é essencial para estimular o autoconhecimento e saber reagir a diversas situações da melhor forma possível, assim estaremos navegando pela vida de forma mais plena. Ao identificar e nomear o que sentimos, podemos compreender as causas por trás de nossos comportamentos e reações. Essa consciência emocional nos permite regular nossos ações de forma mais assertiva, cultivando relacionamentos mais saudáveis e tomando decisões mais alinhadas com nossos valores e objetivos. Em suma, reconhecer as próprias emoções é o primeiro passo para construir uma vida emocionalmente inteligente e equilibrada.
Os alunos receberam cards de situações cotidianas escolares relacionados a diferentes emoções ( alegria, medo, tristeza, nojinho, raiva, ansiedade, vergonha, inveja e tédio).
Os cards foram colocados em uma caixa e cada criança era chamada para retirar um card e contar o que representava e em que momento sentia aquela emoção.
A professora conta: "a dinâmica foi conduzida com sensibilidade e respeito às individualidades dos alunos".
Ao final, os alunos realizaram textos narrativos sobre o tema desenvolvido pela professora.
Os três melhores trabalhos de cada turma participante são premiados com mimos do O Boticário. Tendo a aluna Fernanda Ribeiro Ayres do quinto ano A, como ganhadora em segundo lugar do projeto.
Professora Ester Barbosa de Lima, quintos anos A e B
Para esse tema, contamos com a videoaula do Projeto Geração Digital, que abordou os impactos das emoções no aprendizado.
A videoula contou com a participação da terapeuta Maria Angelica, que abordou questões como as emoções podem impactar nosso aprendizado na escola e algumas das dificuldades no ambiente escolar. Destacou ainda sobre a relação entre emoção/aprendizado, que não é somente reter conteúdo. A regulação emocional envolve desenvolver competências emocionais que nos ajudam na superação de desafios. Identificar e expressar sentimentos durante a infância é um processo fundamental no amadurecimento emocional das crianças. Pensando em proporcionar experiências positivas nesses momentos, O Boticário trouxe para as turmas de 5º ano o projeto sobre emoções.
Relata a professora: "realizar esse projeto é uma forma de explorar nossas emoções, é mais uma forma de explorar os sentimentos".
Reconhecer as próprias emoções é essencial para estimular o autoconhecimento e saber reagir a diversas situações da melhor forma possível, assim estaremos navegando pela vida de forma mais plena. Ao identificar e nomear o que sentimos, podemos compreender as causas por trás de nossos comportamentos e reações. Essa consciência emocional nos permite regular nossos ações de forma mais assertiva, cultivando relacionamentos mais saudáveis e tomando decisões mais alinhadas com nossos valores e objetivos. Em suma, reconhecer as próprias emoções é o primeiro passo para construir uma vida emocionalmente inteligente e equilibrada.
Os alunos receberam cards de situações cotidianas escolares relacionados a diferentes emoções ( alegria, medo, tristeza, nojinho, raiva, ansiedade, vergonha, inveja e tédio).
Os cards foram colocados em uma caixa e cada criança era chamada para retirar um card e contar o que representava e em que momento sentia aquela emoção.
A professora conta: "a dinâmica foi conduzida com sensibilidade e respeito às individualidades dos alunos".
Ao final, os alunos realizaram textos narrativos sobre o tema desenvolvido pela professora.
Os três melhores trabalhos de cada turma participante são premiados com mimos do O Boticário. Tendo a aluna Fernanda Ribeiro Ayres do quinto ano A, como ganhadora em segundo lugar do projeto.
Comentários
Postar um comentário