Emoções e sentimentos no aprendizado

AUTORA
Professora Ester Barbosa de Lima, quintos anos A e B

Para esse tema, contamos com a videoaula do Projeto Geração Digital, que abordou os impactos das emoções no aprendizado.

A videoula contou com a participação da terapeuta Maria Angelica, que abordou questões como as emoções podem impactar nosso aprendizado na escola e algumas das dificuldades no ambiente escolar. Destacou ainda sobre a relação entre emoção/aprendizado, que não é somente reter conteúdo. A regulação emocional envolve desenvolver competências emocionais que nos ajudam na superação de desafios. Identificar e expressar sentimentos durante a infância é um processo fundamental no amadurecimento emocional das crianças. Pensando em proporcionar experiências positivas nesses momentos, O Boticário trouxe para as turmas de 5º ano o projeto sobre emoções.

Relata a professora: "realizar esse projeto é uma forma de explorar nossas emoções, é mais uma forma de explorar os sentimentos".

Reconhecer as próprias emoções é essencial para estimular o autoconhecimento e saber reagir a diversas situações da melhor forma possível, assim estaremos navegando pela vida de forma mais plena. Ao identificar e nomear o que sentimos, podemos compreender as causas por trás de nossos comportamentos e reações. Essa consciência emocional nos permite regular nossos ações de forma mais assertiva, cultivando relacionamentos mais saudáveis e tomando decisões mais alinhadas com nossos valores e objetivos. Em suma, reconhecer as próprias emoções é o primeiro passo para construir uma vida emocionalmente inteligente e equilibrada.

Os alunos receberam cards de situações cotidianas escolares relacionados a diferentes emoções ( alegria, medo, tristeza, nojinho, raiva, ansiedade, vergonha, inveja e tédio).

Os cards foram colocados em uma caixa e cada criança era chamada para retirar um card e contar o que representava e em que momento sentia aquela emoção.

A professora conta: "a dinâmica foi conduzida com sensibilidade e respeito às individualidades dos alunos".

Ao final, os alunos realizaram textos narrativos sobre o tema desenvolvido pela professora.

Os três melhores trabalhos de cada turma participante são premiados com mimos do O Boticário. Tendo a aluna Fernanda Ribeiro Ayres do quinto ano A, como ganhadora em segundo lugar do projeto.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

Escola municipal Antônio Fanchin, realiza apresentações alusivas ao "Dia das Mães"

Terra Planeta Água