Leitura com olhos de repórter (interpretação de texto).
AUTORA
Professora Larissa Rosa Lopes, quinto ano
Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Antônio Fanchin vivenciaram uma atividade de leitura e interpretação diferente e muito especial: o trabalho com o jornal impresso em sala de aula. Cada estudante recebeu um exemplar e teve liberdade para escolher a notícia que mais chamasse sua atenção. Em seguida, com apoio de perguntas orientadoras, os alunos analisaram a matéria escolhida, identificando o assunto principal, os personagens envolvidos, o local e o tempo dos fatos, além de refletirem sobre a intenção do texto e darem sua opinião pessoal.
Durante a atividade, também exploramos os diferentes tipos de textos presentes no jornal, como notícias, reportagens, anúncios, charges e pequenos bilhetes informativos. A proposta buscou ampliar o repertório textual dos alunos e mostrar que o jornal é uma fonte rica e acessível de informação, cultura e aprendizado. Foi possível perceber o envolvimento e a curiosidade de todos ao manusear o jornal, encontrar temas do seu interesse e conversar sobre o que leram com os colegas.
Mais do que apenas interpretar um texto, essa atividade permitiu desenvolver a leitura crítica, estimular a autonomia na escolha do que ler e promover o protagonismo dos alunos como leitores.
Professora Larissa Rosa Lopes, quinto ano
Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Antônio Fanchin vivenciaram uma atividade de leitura e interpretação diferente e muito especial: o trabalho com o jornal impresso em sala de aula. Cada estudante recebeu um exemplar e teve liberdade para escolher a notícia que mais chamasse sua atenção. Em seguida, com apoio de perguntas orientadoras, os alunos analisaram a matéria escolhida, identificando o assunto principal, os personagens envolvidos, o local e o tempo dos fatos, além de refletirem sobre a intenção do texto e darem sua opinião pessoal.
Durante a atividade, também exploramos os diferentes tipos de textos presentes no jornal, como notícias, reportagens, anúncios, charges e pequenos bilhetes informativos. A proposta buscou ampliar o repertório textual dos alunos e mostrar que o jornal é uma fonte rica e acessível de informação, cultura e aprendizado. Foi possível perceber o envolvimento e a curiosidade de todos ao manusear o jornal, encontrar temas do seu interesse e conversar sobre o que leram com os colegas.
Mais do que apenas interpretar um texto, essa atividade permitiu desenvolver a leitura crítica, estimular a autonomia na escolha do que ler e promover o protagonismo dos alunos como leitores.
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