Uma viagem pela história: a abolição da escravidão no Brasil
AUTORA
Professora Larissa Rosa Lopes, quinto ano
A aula começou com a exibição da videoaula “Lei Áurea: a abolição da escravidão no Brasil”, do projeto Vamos Ler. O conteúdo trouxe informações essenciais sobre esse período da nossa história, mostrando o contexto da escravidão, o processo de luta pelo fim desse sistema e a importância da assinatura da Lei Áurea. Os alunos assistiram com atenção, e logo depois a turma conversou sobre os pontos mais importantes, tiraram dúvidas, comentaram o que entenderam e mostraram bastante interesse pelo tema. Muitos se impressionaram com a crueldade vivida pelos escravizados e questionaram como isso foi permitido por tanto tempo.
Para tornar tudo ainda mais significativo, a turma foi levada até a quadra para uma atividade prática. No chão, uma linha separava dois lados: o da liberdade e o da escravidão. À medida que frases eram lidas — retiradas do vídeo e também inspiradas no debate em sala — os alunos se posicionavam conforme o sentido da frase. Foi um momento de envolvimento e escuta, onde cada resposta era refletida com cuidado. A dinâmica fez com que todos refletissem sobre o que é viver com liberdade e como é injusto viver sem direitos.
De volta à sala, os alunos foram divididos em grupos e receberam o desafio de escolher um gênero textual para escrever sobre o tema. Cada grupo seguiu um caminho diferente, e surgiram produções muito criativas. Um deles escreveu uma carta, onde um avô contava ao neto como foi viver naquela época. Outro grupo criou uma reportagem ilustrada, explicando o que foi a escravidão e como a assinatura da Lei Áurea representou uma mudança importante. Também surgiram histórias, textos reflexivos e desenhos cheios de significado.
Professora Larissa Rosa Lopes, quinto ano
A aula começou com a exibição da videoaula “Lei Áurea: a abolição da escravidão no Brasil”, do projeto Vamos Ler. O conteúdo trouxe informações essenciais sobre esse período da nossa história, mostrando o contexto da escravidão, o processo de luta pelo fim desse sistema e a importância da assinatura da Lei Áurea. Os alunos assistiram com atenção, e logo depois a turma conversou sobre os pontos mais importantes, tiraram dúvidas, comentaram o que entenderam e mostraram bastante interesse pelo tema. Muitos se impressionaram com a crueldade vivida pelos escravizados e questionaram como isso foi permitido por tanto tempo.
Para tornar tudo ainda mais significativo, a turma foi levada até a quadra para uma atividade prática. No chão, uma linha separava dois lados: o da liberdade e o da escravidão. À medida que frases eram lidas — retiradas do vídeo e também inspiradas no debate em sala — os alunos se posicionavam conforme o sentido da frase. Foi um momento de envolvimento e escuta, onde cada resposta era refletida com cuidado. A dinâmica fez com que todos refletissem sobre o que é viver com liberdade e como é injusto viver sem direitos.
De volta à sala, os alunos foram divididos em grupos e receberam o desafio de escolher um gênero textual para escrever sobre o tema. Cada grupo seguiu um caminho diferente, e surgiram produções muito criativas. Um deles escreveu uma carta, onde um avô contava ao neto como foi viver naquela época. Outro grupo criou uma reportagem ilustrada, explicando o que foi a escravidão e como a assinatura da Lei Áurea representou uma mudança importante. Também surgiram histórias, textos reflexivos e desenhos cheios de significado.
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