Expressões artísticas

Autora: professora Vandicléia Pinheiro, 5ºB

Desenvolvendo competências descritas nas metas da educação de Jaguariaíva, o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir diversas manifestações artísticas e culturais (BNCC – Competências Gerais); valorizar a literatura e outras manifestações culturais para compreensão do mundo e de si mesmo (BNCC – Competências específicas da Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental); exploramos a partir do livro didático algumas expressões artísticas: poemas, livros, pinturas, teatro, circo...

No livro didático de Língua Portuguesa estudamos as características da   linguagem poética, fizemos leitura e interpretação de poemas e nos familiarizamos com outros tipos de arte.

Os alunos tiveram oportunidade de visualizar na TV, algumas obras de arte de artistas famosos e desconhecidos, analisamos os quadros para chegar a um possível conceito sobre as obras, antes sem a identificação dos artistas famosos e depois com outra visão, já sabendo quem eram os pintores.

Para dar ênfase a arte circense, aproveitamos a passagem de um determinado circo pela nossa cidade, a aluna Isabely Tisque realizou uma entrevista com a integrante do circo Laryssa, que estava até então matriculada na classe do 5º ano B, com a colaboração dos alunos que ajudaram na elaboração das perguntas. A aluna Gabrieli da Silva Boachack registrou em vídeo a entrevista.

Realizamos ao final da aula um texto descritivo sobre arte, expressões artísticas e as impressões que os alunos tiveram.Como tarefa de casa, proposta no livro didático, os alunos deveriam selecionar poemas para declamar na classe e trazer diferentes manifestações artísticas para serem apresentadas na sala de aula no dia posterior.

Avaliei a aula através dos textos produzidos sobre a arte em geral, ao final das atividades, os textos ficaram diversificados, embora a maioria dando ênfase as pinturas, conseguiram, por conta própria, discernir entre pintores e pintores, pois não emiti opiniões pessoais, porém levei-os a análise por meio de questionamentos diante das informações históricas relacionadas a cada quadro e seus respectivos pintores. 

Também pelos itens e trabalhos de pesquisa trazidos no dia posterior, não comparando aprendizagens, posso dizer que a totalidade dos alunos realizaram as tarefas propostas na sala de aula e na casa.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

Escola municipal Antônio Fanchin, realiza apresentações alusivas ao "Dia das Mães"