Expressões artísticas

Autora: professora Vandicléia Pinheiro, 5ºB

Desenvolvendo competências descritas nas metas da educação de Jaguariaíva, o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir diversas manifestações artísticas e culturais (BNCC – Competências Gerais); valorizar a literatura e outras manifestações culturais para compreensão do mundo e de si mesmo (BNCC – Competências específicas da Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental); exploramos a partir do livro didático algumas expressões artísticas: poemas, livros, pinturas, teatro, circo...

No livro didático de Língua Portuguesa estudamos as características da   linguagem poética, fizemos leitura e interpretação de poemas e nos familiarizamos com outros tipos de arte.

Os alunos tiveram oportunidade de visualizar na TV, algumas obras de arte de artistas famosos e desconhecidos, analisamos os quadros para chegar a um possível conceito sobre as obras, antes sem a identificação dos artistas famosos e depois com outra visão, já sabendo quem eram os pintores.

Para dar ênfase a arte circense, aproveitamos a passagem de um determinado circo pela nossa cidade, a aluna Isabely Tisque realizou uma entrevista com a integrante do circo Laryssa, que estava até então matriculada na classe do 5º ano B, com a colaboração dos alunos que ajudaram na elaboração das perguntas. A aluna Gabrieli da Silva Boachack registrou em vídeo a entrevista.

Realizamos ao final da aula um texto descritivo sobre arte, expressões artísticas e as impressões que os alunos tiveram.Como tarefa de casa, proposta no livro didático, os alunos deveriam selecionar poemas para declamar na classe e trazer diferentes manifestações artísticas para serem apresentadas na sala de aula no dia posterior.

Avaliei a aula através dos textos produzidos sobre a arte em geral, ao final das atividades, os textos ficaram diversificados, embora a maioria dando ênfase as pinturas, conseguiram, por conta própria, discernir entre pintores e pintores, pois não emiti opiniões pessoais, porém levei-os a análise por meio de questionamentos diante das informações históricas relacionadas a cada quadro e seus respectivos pintores. 

Também pelos itens e trabalhos de pesquisa trazidos no dia posterior, não comparando aprendizagens, posso dizer que a totalidade dos alunos realizaram as tarefas propostas na sala de aula e na casa.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

Escola municipal Antônio Fanchin, realiza apresentações alusivas ao "Dia das Mães"

Vídeoaula de Vamos Ler Geração Digital, com conteúdo sobre biomas brasileiros é tema de aula nas turmas de 5° anos A/B.