Charge/Porte de armas

Autora: professora Vandicléia Pinheiro, 5ºA

Após a exploração do jornal e seus conteúdos através de aula dialógica, foi incialmente retomado o conceito de charge, suas características e intencionalidade, onde é veiculado e como aborda assuntos sociais e políticos da atualidade. 

Prosseguindo a aula foi apresentada a charge do jornal, cujo tema ultimamente tem ocupado muito espaço na mídia e tem causado muitas discussões por conta do decreto presidencial sobre o porte de armas para um grupo de profissões.

Foi proposta uma troca de ideias onde os alunos falaram a respeito do que  chamou atenção na charge, conduzindo a conversa por meio de questionamentos como: “Que imagem traz essa charge? A frase inicial tem relação com a imagem e o texto da placa? Há coerência ou lógica entre as ideias das duas frases? O que significam os pontos de exclamação e interrogação colocados juntos acima da imagem?   Qual a sua opinião sobre o tema ? Nessa fase foi importante considerar as referências e visões de mundo dos alunos como hipóteses a serem confrontadas com outras informações.

Além de trabalhar a leitura de imagens, interpretação oral e escrita, sinais de pontuação (ponto de interrogação, exclamação e reticências), foram apresentados dados gráficos sobre países com maior número de mortes por arma de fogo, relacionando argumentações e comparação de dados.

Entre os alunos da classe foi realizada uma pesquisa de opinião sobre o posicionamento dos mesmos a respeito do porte de arma e construção de gráfico a partir dos dados obtidos. Realizamos também a releitura da charge ou criação a partir do tema estudado.

Ao final da aula pode-se verificar que os alunos entenderam o sentido da charge e souberam contextualizar com outras notícias que envolvem violência e ainda citaram exemplos como massacre em escolas, feminicídios, balas perdidas, etc; inclusive relacionando com a notícia veiculada no próprio jornal “Homem desfere socos na esposa perto dos filhos”, questionando se o homem tivesse uma arma com ele poderia num ato descontrolado ter disparado contra a esposa.

 Em contrapartida alguns alunos citaram a arma como meio de defesa entendendo que o perigo está nas pessoas que não estão preparadas para possuí-las.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

Escola municipal Antônio Fanchin, realiza apresentações alusivas ao "Dia das Mães"

Vídeoaula de Vamos Ler Geração Digital, com conteúdo sobre biomas brasileiros é tema de aula nas turmas de 5° anos A/B.