Alimentação saudável nas escolas e valorização da agricultura familiar do município e região

Autora: professora Ester Barbosa de Lima, 5ºC

Se a educação é a mola propulsora da evolução de uma sociedade, a alimentação é determinante no funcionamento desta engrenagem.

No município são mais de 3500 alunos atendidos pela rede municipal e valorizados individualmente, tendo inclusive cardápio que atende as necessidades nutricionais, atendendo restrições alimentares, caso alguma criança apresente.

Este cuidado e atenção com a merenda escolar é gerido pela prefeitura municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Smece).

A secretaria conta com uma equipe de 37 profissionais responsáveis pelo recebimento, análise e distribuição dos alimentos. 

Para servir alimentos diversificados aos alunos, o município investe no programa (PNAE), Programa Nacional de Alimentação  Escolar. Atualmente, são 6 toneladas mensais de alimentos da agricultura familiar. Beneficiando pequenos agricultores da região, assim seus produtos têm destino certo.

Os produtos são dispostos em cardápio  semanais que é estabelecido pela nutricionista Juliana Olivo Sales, que faz parte da administração. A nutricionista conta que o programa segue as normas do (PNAE), e anualmente, os alunos passam por avaliação antropométrica, para saber suas condições ( baixo peso ou obesidade), e que os profissionais envolvidos recebem cursos de especialização para diversificar e ampliar receitas.

As merendeiras das escolas, participam de concursos de receitas com premiação, tendo suas receitas inseridas no cardápio escolar mediante a teste de aceitação dos alunos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica encontro vocálico com brincadeira

Escola municipal Antônio Fanchin, realiza apresentações alusivas ao "Dia das Mães"

Vídeoaula de Vamos Ler Geração Digital, com conteúdo sobre biomas brasileiros é tema de aula nas turmas de 5° anos A/B.