Das chibatadas à coragem: a história que precisa ser contada
AUTORA
Professora Larissa Rosa Lopes, quinto ano B
Na sequência de atividades sobre Antirracismo, trabalhamos com a temática da Revolta da Chibata, utilizando como base o vídeo do projeto Vamos Ler. A aula teve início com a exibição do vídeo, que apresentou de forma detalhada o contexto histórico da revolta. Em seguida, realizamos um debate coletivo, no qual cada aluno destacou um ponto importante aprendido no vídeo, refletindo sobre as condições dos marinheiros, os castigos físicos sofridos e a liderança de João Cândido.
Depois do debate, aprofundamos o conhecimento com uma explicação complementar sobre a época e seus desdobramentos. Na etapa seguinte, os alunos foram divididos em grupos e cada um escolheu um gênero textual para registrar o que aprendeu. Alguns escreveram cartas ao presidente Hermes da Fonseca, outros produziram bilhetes relatando os acontecimentos ou até mesmo notícias narrando o dia da revolta. Em todas as produções, os marinheiros foram colocados como protagonistas, permitindo que os alunos se colocassem no lugar deles e entendessem a importância de suas vozes.
Para finalizar, cada grupo construiu uma linha do tempo ilustrada, mostrando como era a situação antes da revolta, durante e depois. Nos desenhos e frases, apareceram os castigos sofridos, o momento de protesto e as consequências da revolta, consolidando o aprendizado de maneira visual e significativa.
Professora Larissa Rosa Lopes, quinto ano B
Na sequência de atividades sobre Antirracismo, trabalhamos com a temática da Revolta da Chibata, utilizando como base o vídeo do projeto Vamos Ler. A aula teve início com a exibição do vídeo, que apresentou de forma detalhada o contexto histórico da revolta. Em seguida, realizamos um debate coletivo, no qual cada aluno destacou um ponto importante aprendido no vídeo, refletindo sobre as condições dos marinheiros, os castigos físicos sofridos e a liderança de João Cândido.
Depois do debate, aprofundamos o conhecimento com uma explicação complementar sobre a época e seus desdobramentos. Na etapa seguinte, os alunos foram divididos em grupos e cada um escolheu um gênero textual para registrar o que aprendeu. Alguns escreveram cartas ao presidente Hermes da Fonseca, outros produziram bilhetes relatando os acontecimentos ou até mesmo notícias narrando o dia da revolta. Em todas as produções, os marinheiros foram colocados como protagonistas, permitindo que os alunos se colocassem no lugar deles e entendessem a importância de suas vozes.
Para finalizar, cada grupo construiu uma linha do tempo ilustrada, mostrando como era a situação antes da revolta, durante e depois. Nos desenhos e frases, apareceram os castigos sofridos, o momento de protesto e as consequências da revolta, consolidando o aprendizado de maneira visual e significativa.
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